Davao

Davao

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Crescimento demográfico, ECONOMIA

Antes de vir para Filipinas eu pesquisei algumas coisas sobre o país.
Encontrei principalmente duas coisas:

1. Artigos sobre turismo, praias, beleza natural do país;
2. Notícias sobre o crescimento econômico e demográfico

O país tem uma extensão territorial de 300.000 km², 100 milhões de habitantes.
Densidade demográfica de 292 habitantes/km².
Para termos de comparação a densidade demográfica no Brasil é de 22 hab./km².

Hoje a capital do país, Manila, tem mais de 12 milhões de habitantes.
Se considerarmos só o distrito urbano, a cidade de Quezon é ainda maior. Na cidade de Davao, ao sul, onde eu moro, oitava maior cidade do mundo em extensão territorial, tem 1,5 milhão de habitantes.

O que acontece é que para um país que não é tão grande em extensão territorial nota-se que existe muita gente para pouca oferta de emprego. É comum ver uma peuquena empresa, ou uma loja de shopping com sete, oito funcionários, todos os negócios tem um guarda exclusivo na entrada (no começo achamos que era obrigatório por lei, mas não é, cada negócio opta por ter o seu guarda exclusivo).

A mão-de-obra é muito barata, o que naturalmente atrai muita empresa, a maioria das grandes redes estão presentes em Filipinas, também pelo grande mercado consumidor. O que me disseram é que muitos coreanos tem negocios no país, ao invés de abrirem negócios na Coréia. A grande maioria dos maiores shoppings não são de propriedade de filipinos, mas sim de chineses. A grande maioria de grandes obras e investimentos realizados no país tem como origem capital chinês.

A impressão que fica é que Filipinas tinha tudo para ser um dos países mais promossores do mundo, porém o desenvolvimento econômico é fortemente limitado por problemas sociais, e direcionado por grandes empresas e investidores internacionais, o que faz com que o país seja apenas um grande mercado consumidor para outros países asiáticos e ocidentais, porém atualmente sem muitos recursos e competências para competir com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário